
INTERNET
A Internet faz, cada vez mais, parte do
quotidiano de qualquer cidadão, transformando os mundos sociais das crianças,
adolescentes e até adultos, uma vez que, influencia as suas maneiras de
comunicar ou de estabelecer e manter relacionamentos com os
pares/amigos/familiares.
A Internet torna possível a aprendizagem online, sendo uma ligação
poderosa para desencadear a criação de novas relações sociais, fomentar o
crescimento e desenvolvimento económico e proceder à partilha de informação
entre os participantes.
O seu uso contribui para
o desenvolvimento de competências sociais e cognitivas e para aumentar a
motivação por parte dos estudantes em relação à aprendizagem. Para que seja
feito um uso correcto da Internet, o aluno deve possuir uma razoável literacia
e capacidade de destreza com o computador.
De
acordo com o autor é fundamental que os educadores à distância também
acompanhem as tendências tecnológicas da sociedade para que as possam aplicar
na sala de aula virtual, adaptando-as às necessidades dos seus alunos. O autor
refere ainda as duas gerações da Internet e o iminente aparecimento de uma
terceira. Na Web 1 os utilizadores apenas podiam visualizar páginas, mas não
podiam reflectir sobre os conteúdos, na Web 2 já era permitida a interacção e
colaboração entre os utilizadores, envolve serviços como Wikis, redes sociais e
tecnologia de informação e o surgimento, para breve, de uma Web 3, que pretende
ser a organização e o uso de uma maneira mais inteligente de todo um
conhecimento já existente na Internet.
No meu ponto
de vista, a Internet possibilita, de facto, diversas potencialidades, sendo que
as habilidades informáticas assumem-se como fundamentais para o futuro. É
graças a esta excelente ferramenta de aprendizagem online, que os alunos da U.A
têm a possibilidade de articular a actividade profissional e pessoal com os
estudos. No entanto, não devemos esquecer que este meio apresenta vantagens,
quando bem utilizada, permitindo o acesso a uma grande variedade de informação,
mas também apresenta potenciais riscos – exclusão e divisão digital e certos
tipos de contactos e relacionamentos desadequados e potencialmente perigosos -
para os quais os pais devem estar alertados.
BIBLIOGRAFIA: Patrickk
Fahy (2008)” As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online” –
Documento em PDF; disponibilizado na plataforma.
Sem comentários:
Enviar um comentário