RESUMO - Os Média na Formação à Distância


OS MÉDIA NA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA

 Os média desempenham um papel fundamental na formação à distância, na medida em que, estabelece uma relação directa com a aprendizagem, permitindo uma aprendizagem individualizada e contribuindo para a redução da distância transacional (Moore) entre alunos e professores.

De acordo com os autores Santoro, Borges e Santos (2004) os meios de comunicação desempenham funções de coordenação, cooperação e co-construção.

Está demonstrado que os alunos que regra geral frequentam as aulas são menos bem sucedidos na aprendizagem online. Verifica-se ainda que os alunos menos qualificados optam menos por este método de ensino do que aqueles que têm mais qualificações.

Assim o sucesso na comunicação online depende, em grande parte, dos recursos técnicos, da orientação e liderança que o professor exerce sobre os alunos. Simultaneamente é importante ter em consideração as capacidades de cada aluno, bem como a adopção de uma aprendizagem colaborativa que possibilite um aumento da motivação por parte do aluno. Os alunos online devem ter a capacidade de entender ideias e conceitos, transpondo-as para a escrita, bem como adquiri e desenvolver competências de forma a atingir determinados objectivos.


Através dos meios de comunicação são construídas verdadeiras comunidades de aprendizagem onde a interacção social assume um papel fulcral no desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade, contudo estas interacções devem ser adequadas às necessidades e preferências de cada um.

Na minha perspectiva, os alunos que frequentem o ensino à distância, utilizando os média, devem possuir um alto grau de autonomia, independência, responsabilidade e motivação. Simultaneamente o professor deve assumir um papel de facilitador da aprendizagem e deve possuir formação nestes meios de comunicação para que possa prestar apoio aos seus alunos, através da interacção e colaboração, orientando-os para uma aprendizagem de qualidade, que irá ter repercussões positivas na construção da identidade de cada cidadão, o que irá contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e equilibrada.

BIBLIOGRAFIA: Patrickk Fahy (2008)” As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online” – Documento em PDF; disponibilizado na plataforma.

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