OS MÉDIA NA FORMAÇÃO À DISTÂNCIA
Os média desempenham um papel fundamental na formação à distância, na
medida em que, estabelece uma relação directa com a aprendizagem, permitindo
uma aprendizagem individualizada e contribuindo para a redução da distância
transacional (Moore) entre alunos e professores.
De acordo com os autores Santoro,
Borges e Santos (2004) os meios de comunicação desempenham funções de
coordenação, cooperação e co-construção.
Está demonstrado que os alunos que
regra geral frequentam as aulas são menos bem sucedidos na aprendizagem online.
Verifica-se ainda que os alunos menos qualificados optam menos por este método
de ensino do que aqueles que têm mais qualificações.

Através dos meios de comunicação são construídas verdadeiras comunidades de aprendizagem onde a interacção social assume um papel fulcral no desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade, contudo estas interacções devem ser adequadas às necessidades e preferências de cada um.
Na minha perspectiva, os alunos que
frequentem o ensino à distância, utilizando os média, devem possuir um alto
grau de autonomia, independência, responsabilidade e motivação. Simultaneamente
o professor deve assumir um papel de facilitador da aprendizagem e deve possuir
formação nestes meios de comunicação para que possa prestar apoio aos seus
alunos, através da interacção e colaboração, orientando-os para uma
aprendizagem de qualidade, que irá ter repercussões positivas na construção da
identidade de cada cidadão, o que irá contribuir para a construção de uma
sociedade mais justa e equilibrada.
BIBLIOGRAFIA: Patrickk
Fahy (2008)” As Características dos Meios de Aprendizagem Interativa Online” –
Documento em PDF; disponibilizado na plataforma.
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